Dr. Cassio Souto Santos

Cassio Souto Santos empreendedor de sucesso na área da saúde

Cassio Souto Santos empreendedor de sucesso na área da saúde

Empreendedores de saúde precisam acompanhar o ambiente tecnológico em mutação na área da saúde e ficar à frente das tendências

Dr Cassio Souto Santos

O Dr Cassio Souto Santos fala com a crescente preocupação com os problemas enfrentados por um sistema de saúde pública sobrecarregado e a iminente ênfase no papel do empreendedorismo na obtenção de uma economia auto-sustentável e desenvolvida, é o empreendedorismo em saúde que garante o melhor dos dois mundos.

veja também inovação na gestão da Saúde!

Não deveria, portanto, surpreender que esta profissão tenha ganho enorme popularidade no Brasil. Cassio Souto Santos diz, um grande número de pessoas tem entrado no empreendedorismo da saúde com duas intenções, tanto de ganhar lucros quanto de devolver à sociedade. No entanto, embora precisemos encorajar o crescimento desse setor em desenvolvimento, é imperativo que os potenciais empreendedores de saúde não simplesmente entrem na onda sem a devida lição de casa, a fim de fazer uma marca nesse campo.

Como qualquer outro empreendedor, um empreendedor de saúde enfrenta muitos problemas no estabelecimento da marca – seja financeira e obstáculos de investimento, burocracia desenfreada, respeitando as regulamentações corporativas e governamentais, a concorrência na forma de corporações multinacionais gigantescas e outros desafios.

Há certos fatores que devem ser mantidos em mente para manter uma posição de sucesso no empreendedorismo em saúde.

Cassio Souto Santos comenta as necessidades através de pesquisa de mercado

Antes de se aventurar, os empreendedores de saúde precisam avaliar as necessidades do mercado para poder recorrer a eles. Extensa pesquisa de mercado e um estudo aprofundado das diferentes especializações em saúde são pontos de partida essenciais.

Ao analisar a demanda local por uma variedade de produtos e serviços de saúde, os empreendedores podem escolher o (s) campo (s) certo (s) no vasto escopo da assistência médica. Eles podem criar um nicho em um mercado inexplorado ou até mesmo manter padrões em um mercado competitivo por meio de pesquisas contínuas.

Os empreendedores de saúde bem-sucedidos são aqueles que entendem as necessidades do mercado e podem se conectar melhor com os clientes, preenchendo uma lacuna necessária nos serviços de saúde disponíveis.

Por exemplo, estabelecer outro centro de saúde geral em uma cidade que já tenha vários hospitais bem conceituados pode não ser uma boa idéia. Uma maneira melhor seria procurar regiões que carecem de cuidados de saúde de qualidade e oferecer-lhes soluções de saúde de qualidade. Isso não tornará o empreendimento financeiramente bem-sucedido, mas também o tornará mais socialmente relevante.

A pesquisa revela que há uma escassez de instalações de saúde especializadas. O objetivo dos provedores de serviços de saúde deve ser construir hospitais e fornecer experiência em saúde com base em três princípios – acessibilidade, acessibilidade e qualidade.

Há uma necessidade de centros dedicados a mães e creches de qualidade em cidades menores, que devem ser abordadas.

Escolhendo os investidores certos

Ninguém pode minar o papel de um investidor na jornada de qualquer empreendedor comenta o médico Cassio Souto Santos. Assim como é um desafio difícil encontrar o investidor certo no caso de qualquer empresa empreendedora, uma startup de saúde enfrenta desafios semelhantes.

É essencial encontrar alguém que compartilhe sua visão, tanto para a lucratividade quanto para o avanço na ciência da saúde. Um atrito com o investidor, em termos de metas e valores, pode levar a grandes desafios no longo prazo. Descobrir alguém que possui conhecimento em primeira mão do seu campo da saúde é um bônus adicional. Mas mesmo que a proficiência em saúde não seja garantida, alguém com uma visão da economia de saúde atual é necessário para garantir o crescimento a longo prazo e a sobrevivência dos negócios.

Rede adequada, associação com organizações acadêmicas e de saúde e estar bem equipado com pesquisa de mercado e conhecimento sobre as normas e oportunidades da indústria ajudam a atrair os investidores certos em seu campo. Um grande nome pode até ajudar na validação clínica e na promoção da sua marca.

Equilíbrio entre Responsabilidade Social e Rentabilidade

Um dos principais dilemas morais enfrentados por um empreendedor de saúde é a necessidade de estabelecer um negócio lucrativo, mantendo sua responsabilidade social para a saúde pública em geral. 

Uma questão importante nos cuidados de saúde hoje é a escassez de serviços e serviços de saúde acessíveis, especialmente para os pobres e o fosso rural-urbano alargado na disponibilidade de profissionais de saúde.

Embora os empreendedores possam não ser capazes de empatar, se assumirem o ônus das clínicas gratuitas para o mesmo, uma associação com ONGs e o trabalho voluntário regular de funcionários em acampamentos rurais ajuda no cumprimento de sua responsabilidade social.

Para aqueles que procuram fornecer um serviço relativamente acessível no setor privado, a relação custo-eficácia é essencial para garantir a lucratividade. O investimento em pesquisa em saúde para auxiliar o governo em medidas preventivas e curativas em questões de saúde significativas também é um passo importante para estabelecer o empreendedorismo social.

Inovação Tecnológica Constante

A inovação é fundamental para qualquer empreendimento empresarial de sucesso. Os empreendedores de saúde precisam acompanhar o ambiente tecnológico em mutação na área da saúde e ficar à frente das tendências. De registros de saúde elétrica, telemedicina, campanhas de marketing digital para o avanço na tecnologia de saúde, aprimorando tratamentos de pacientes, equipamentos médicos e procedimentos cirúrgicos, a proeza tecnológica está em toda parte.

É possível descobrir necessidades latentes ou não atendidas, fazendo perguntas simples sobre como melhorar seus serviços e obter vantagem competitiva por meio da inovação criativa.

Conheça suas limitações

Pode ser tentador adotar uma linha de serviço lucrativa, mas a falta de conhecimento pode ser um espinho em seu caminho. Tenha em mente a capacidade de sua equipe de consultores de saúde e conheça suas limitações.

Se sua equipe trabalha na atenção primária, então uma mudança para uma especialização sem os recursos humanos e treinamento corretos será prejudicial para o seu sucesso.

O fluxo constante de feedback dos clientes também pode destacar áreas para melhorar.

Não tenha medo de jogar com os seus pontos fortes

A ambição é o que faz um empresário de sucesso. Todo empreendedor de saúde deve estabelecer determinados objetivos para si e para a indústria da saúde e ajudar a alcançá-los jogando com seus pontos fortes. Estes poderiam variar de pesquisa e desenvolvimento em doenças crônicas para melhor atendimento ao cliente para uma revolução digital na medicina.No final, lembre-se que um pouco de competição saudável é sempre bom para a nação, especialmente quando resulta em salvar vidas diz o Medico Cassio Souto Santos.

1

Post a comment